Novidades

Logicalis adquire NubeliU

Negócio reforça o portfolio da empresa em OpenStack e seu compromisso com a comunidade open source

FacebookTwitterLinkedIn

A Logicalis adquiriu 51% da participação acionária da NubeliU, empresa especializada em projetos de computação em nuvem baseados em OpenStack. O negócio faz parte da estratégia da Logicalis de se posicionar como cloud integrator, e fortalece seu compromisso com a oferta de softwares livres, em particular com OpenStack, tecnologia fundamental para o desenvolvimento de grandes projetos nas áreas de SDx (software defined anything) e computação em nuvem.

Fundada em 2015 pela equipe responsável pela primeira nuvem baseada em OpenStack a entrar em operação comercial, a empresa fornece serviços de cloud e integração de OpenStack com a infraestrutura existente. A partir de suas operações na Argentina e no Brasil, a empresa atende clientes em todo o mundo, o que torna a aquisição um importante passo na expansão dos negócios da Logicalis em projetos desse tipo.
“Temos convicção de que o OpenStack será um dos alicerces para a infraestrutura tecnológica do futuro. É uma plataforma que permite a gestão e a orquestração de ambientes híbridos em nuvens públicas e privadas, garantindo uma operação transparente e segura para o cliente corporativo. Esta aquisição nos traz o conhecimento, as habilidades e as ferramentas necessárias para tornar a Logicalis a empresa mais preparada para atuar em projetos de nuvem de nossos clientes”, afirma Mark Rogers, CEO da Logicalis.

“Temos convicção de que o OpenStack será um dos alicerces para a infraestrutura tecnológica do futuro”

Mark Rogers, CEO da Logicalis

A experiência da NubeliU em OpenStack irá acelerar a expansão global das práticas de cloud computing e SDx da Logicalis, fortalecendo seu posicionamento como cloud integrator e garantindo sua capacidade de atender a todas as demandas de seus clientes no caminho rumo à transformação digital.

Logicalis registra crescimento na América Latina no FY17

O destaque foi a área de serviços, cuja receita cresceu 37%

A Logicalis registrou receita líquida na América Latina de US$ 424,4 milhões no último ano fiscal (FY17), encerrado em 28 de fevereiro – um crescimento de 2,1% frente ao ano anterior. A margem EBITDA acompanhou o aumento e foi 1,8% maior do que no FY16.

Entre as razões que levaram ao resultado positivo, a Logicalis aponta investimentos significativos relacionados aos Jogos Olímpicos no Brasil, realizados por operadoras e outras empresas de infraestrutura; aumento do otimismo na Argentina após as eleições presidenciais, que levaram à concretização de demanda represada, e o crescimento das operações nos demais países da região, em especial Colômbia, Peru e México.

Outro destaque do último ano fiscal foi o fortalecimento da área de serviços, que cresceu aproximadamente 37% em receita líquida, reflexo da estratégia da empresa diante da mudança do mercado, que, cada vez mais, investe para substituir infraestruturas físicas por serviços sobre plataformas virtualizadas. Criada há cerca de cinco anos, a área já representa aproximadamente 35% da receita e 50% da lucratividade da Logicalis na região.

“Nosso objetivo é apoiar as empresas em todos seus projetos de transformação digital realizados – desde a modernização da infraestrutura até a implementação de tecnologias disruptivas. Por isso, seguimos investindo e criando um ambiente propício à inovação, especialmente em projetos relacionados a IoT. Acreditamos que, ao lado dos serviços de alto valor agregado, essas serão as alavancas do nosso crescimento nos próximos anos”, afirma Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis Latin America.

A operação da Logicalis na América Latina continua sendo a mais importante do grupo Logicalis, representando 49,4% de seu EBITDA global.


Logicalis se associa à Open Stack Foundation

Atuação como membro da organização é mais uma iniciativa da empresa no apoio ao processo de transformação digital dos seus clientes

A Logicalis associou-se à OpenStack Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento, distribuição e adoção da plataforma OpenStack em todo o mundo. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa para iniciativas de cloud computing, NFV (Virtualização de Funções de Rede) e SDN (Redes Definidas por Software) – fundamentais para os projetos de transformação digital de seus clientes.

Desde que percebeu, há cerca de três anos, uma tendência na migração de arquiteturas baseadas em hardware especializado para outras mais ágeis e flexíveis, baseadas em software, a Logicalis vem investindo para atender às necessidades relacionadas a essa mudança. A crescente demanda dos clientes por apoio neste processo transformacional e a consequente necessidade do mercado por mais compreensão a respeito do assunto motivaram a empresa a ampliar seus investimentos no tema.

Ao se associar à OpenStack Foundation no âmbito de América Latina, a Logicalis passa a contribuir com a fundação, com o objetivo de incentivar o crescente desenvolvimento de plataformas abertas utilizadas na maioria dos projetos de SDN e NFV. A proposta também é estimular internamente, cada vez mais, a colaboração e o uso da ferramenta.

“A Logicalis vem acompanhando e apoiando as atividades relacionadas a OpenStack nos últimos anos. A partir de agora, passamos oficialmente a fazer parte desse time de líderes globais que suportam o contínuo desenvolvimento da plataforma aberta”, afirma Fábio Hashimoto, diretor de software services da Logicalis. “Consideramos Openstack um componente fundamental na transformação digital dos clientes, especialmente dado o papel de viabilizador que a computação em nuvem tem nesse processo”, conclui.

Atualmente, a fundação conta com mais de 60 mil membros individuais, em mais de 180 países no mundo.