Case de sucesso

MAIS AGILIDADE NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS COM STORAGE ALL FLASH

FacebookTwitterLinkedIn
Capítulo 1
A históRIA
Com volume crescente de transações, grupo Angeloni passou a demandar alta disponibilidade dos sistemas

Quando os irmãos Antenor e Arnaldo inauguraram, em 1958, uma delicatesse na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, região Sul do Brasil, eles ainda não tinham como prever que o pequeno empreendimento se transformaria em uma das maiores redes de varejo do país, o Angeloni. Ao longo de mais de cinco décadas, o modelo de negócio familiar se expandiu, priorizando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, e formou o Grupo Angeloni, que hoje atua em diferentes verticais e conta com cerca de dez mil funcionários.

1

Reduzir o tempo de respostas para aplicações e, consequentemente, agilizar o processamento de dados


2

Melhorar a utilização do espaço útil de armazenamento


3

Diminuir custos com aquisição e manutenção de storage

mil

Funcionários

lojas (supermercados, farmácias e postos de gasolina)

ª

maior rede de supermercados

Além de ser considerada a maior rede de supermercados de Santa Catarina e a 10ª de todo o País, com 27 lojas, o Angeloni possui 24 farmácias, nove postos de combustíveis e um e-commerce. Para armazenar os dados corporativos e processar todas as informações geradas pelas empresas, o Angeloni possui dois data centers localizados na cidade de Criciúma (SC), conectados a uma rede própria.

O volume crescente de transações passou a exigir, porém, uma alta disponibilidade de sistema. O antigo modelo de armazenamento do grupo apresentava indícios de sobrecarga, o que implicava na lentidão de transações comerciais, como as de emissão de notas fiscais e de operações com cartões de crédito. A corporação utilizava uma solução de armazenamento de dados híbrida, composta parcialmente por discos de estado sólido (flash) e por mecânicos, que mostrou sinais de saturação. Então, quando o equipamento chegou próximo ao seu limite de vida útil, a equipe de TI decidiu buscar uma solução de armazenamento mais eficiente e com melhor custo/benefício.

Então, quando o equipamento chegou próximo ao seu limite de vida útil, a equipe de TI decidiu buscar uma solução de armazenamento mais eficiente e com melhor custo/benefício.

“Estávamos com o equipamento entrando na obsolescência, com perda de performance, e por isso precisávamos de uma renovação tecnológica. Decidimos fazer a troca da solução de armazenamento e fomos ao mercado procurar as melhores alternativas”, explica Gustavo Gaidzinski, CIO do Grupo Angeloni. De acordo com ele, relatos positivos citados em eventos de TI e relatórios de uma empresa de consultoria especializada em tecnologia, a respeito da Pure Storage, foram critérios levados em consideração para testar a solução.

A Logicalis, parceira que coordenou a análise do ambiente de armazenamento do Angeloni, constatou elevados índices de utilização e tempo de resposta às solicitações no storage legado, o que afetava as aplicações e os negócios em geral. Para solucionar esse problema, foi sugerida a implantação do equipamento FlashArray//M20 da Pure Storage, com 20 Terabytes de capacidade bruta, em cada um dos data centers.

“Mais agilidade nas transações comerciais com storage all flash”

Capítulo 2
O processo
Prova de conceito demonstra maior eficiência da solução totalmente flash

O Angeloni optou por manter toda a infraestrutura de TI existente, como servidores, plataforma de virtualização VMware ESXi 6.0 e e-commerce, além dos bancos de dados Oracle, Microsoft SQL Server and Progress. A composição da solução 100% flash da Pure Storage foi realizada junto à essa base tecnológica para permitir a replicação de um array FlashArray//M20 para o outro.

1

Plataforma de virtualização – VMware® vSphere® ESXi 6.0


2

Bancos de dados – Oracle®, Microsoft® SQL Server, Progress


3

Solução de armazenamento totalmente flash – Pure Storage FlashArray//M20

1

Redução de 10x no tempo de resposta das aplicações


2

Sistema de armazenamento que suporta grandes picos de processamento sem degradação de performance


3

Facilidade na gestão da solução pela equipe de TI

O processo de implantação da prova de conceito ocorreu em aproximadamente seis horas, demonstrando rápida instalação e facilidade de configuração do equipamento. “Tiramos da caixa, realizamos a configuração e conectamos ao host em menos de uma hora. A solução da Pure Storage é extremamente rápida em comparação a dos competidores. Em outras plataformas, o set up poderia durar pelo menos o dia inteiro”, considera Gaidzinski.

Os arrays da Pure Storage ofereceram, ainda na PoC, o dobro da taxa de redução de dados em relação ao storage da concorrência de mesma capacidade, também testado pelo Angeloni. Isso significa que, com a eficiência do FlashArray, houve um ganho de 2x para o mesmo espaço disponível ao armazenamento.

Outra vantagem obtida com a Pure Storage se refere ao menor tempo de resposta para os bancos de dados. Assim, processamentos realizados durante atividades diárias com o storage legado, principalmente aplicações transacionais – que envolvem transações online, diminuíram de 10 milisegundos para 1 milisegundo ou menos, ou seja, houve redução de 10x ou mais no tempo de resposta.

Entre as funcionalidades da solução destacadas estão ainda a compressão e a desduplicação de dados (data reduction): o ganho com os dois atributos combinados foi de 4.4x. Dessa forma, para armazenar 4.4 Terabytes das aplicações, foi necessário utilizar apenas 1 Terabyte dentro do storage. Além disso, os recursos da solução FlashArray//M20 garantem alta disponibilidade do sistema, inclusive em caso de desastre ou interrupção em um dos sites.

“As novas funcionalidades foram muito bem-recebidas, visto que a desduplicação ajudou na melhor utilização do espaço útil dos equipamentos, bem como as atualizações online, para que o serviço não fosse em nenhum momento interrompido”, elogia o CIO do Grupo.

“Realizamos a configuração e conectamos ao host em menos de uma hora. O set up foi extremamente rápido”

Capítulo 3
A soluçÃO
Alto desempenho mesmo durante picos de processamento

1

Agilidade no processamento de dados


2

Diminuição no tempo de resposta de aplicações críticas, como emissão de cartão de crédito e de notas fiscais


3

Redução de até 50% no tempo de geração de relatórios internos

A importância do modelo

Com a avaliação bem-sucedida da prova de conceito, o Angeloni optou pela implantação da solução 100% flash da Pure Storage. Desde então, houve melhora significativa no desempenho do sistema de armazenamento, com menor tempo de resposta para os bancos de dados. “Voltamos a trabalhar com folga de processamento para conseguir absorver os picos de utilização que ocorrem no transcorrer do ano sem degradar a performance das demais aplicações”, comenta Gaidzinski.

A solução também proporcionou uma maior quantidade de transações executadas simultaneamente. Mesmo durante os picos de processamento de transferência de dados, o tempo de latência se manteve inalterado. “Com isso, não houve prejuízo na resposta dos outros holds conectados à solução da Pure Storage”.

Armazenamento flash

De acordo com Gaidzinski, a baixa latência é importante para que não ocorra enfileiramento de dados, ou seja, o equipamento demore a entregar as respostas, o que pode ocasionar lentidão no sistema. “O armazenamento é a base do fluxo de processamento de todas as informações e com o modelo que estávamos utilizando, o storage era o componente mais lento desse processo”.

Performance

O Angeloni obteve alguns relatórios de processamento internos, que rodam geralmente durante a madrugada, com tempos de geração reduzidos a 50% em relação ao storage anterior. Com isso, conseguiu diminuir o tempo de processamento noturno, bem como a extração de relatórios de Business Intelligence (BI).

O CIO comemora o ganho de performance, eliminando o gargalo do disco mecânico. “O armazenamento totalmente flash permite que usufruamos de toda a infraestrutura da melhor maneira possível. Com a adoção da solução da Pure Storage, podemos realizar análises mais profundas, com maior quantidade de dados, e, portanto, respostas mais assertivas. Hoje, processamos mais dados em muito menos tempo”.

Benefícios

Outro benefício destacado pelo gestor do Angeloni é relacionado à fácil manutenção e à administração do conjunto de equipamentos. Para ele e sua equipe, a interface do sistema, devido à facilidade de uso no dia a dia, melhorou com a rápida adoção da tecnologia e o gerenciamento simplificado.

Ainda, outras vantagens são esperadas com a implantação da solução da Pure Storage, como economia de custos decorrente da redução de até 10x no consumo de energia e espaço, e também ganhos de escalabilidade, suportando o crescimento da demanda.

“Com a nova solução, temos alta performance a um custo acessível e uma tecnologia disruptiva, além de aproveitar e dar melhor suporte à nossa infraestrutura de TI”

Gustavo Gaidzinski