Case de sucesso

Portal concentra serviços tecnológicos agrícolas

FacebookTwitterLinkedIn
Capítulo 1
A história
Coopercitrus buscava equipar os agricultores com ferramentas tecnológicas

mil

cooperadados

Nº 1

maior cooperativa do Estado de São Paulo

Um dos principais setores da economia brasileira, o agronegócio é formado por grandes players e, também, por pequenos e médios produtores, que normalmente se associam às cooperativas em busca de melhores negociações e condições de negócios mais interessantes. A Coopercitrus, a maior cooperativa do Estado de São Paulo no fornecimento de insumos máquinas e implementos, têm como um de seus principais objetivos proporcionar condições financeiras diferenciadas, acesso a tecnologias e diversas oportunidades para os pequenos e médios produtores.

Com mais de 35 mil cooperados, a Coopercitrus buscava oferecer aos agricultores ferramentas tecnológicas, para aumentar, cada vez mais, a produtividade nas lavouras e alcançar melhores resultados produtivos, rentáveis e sustentáveis.

“Buscávamos um projeto que simplificasse o acesso dos produtores às mais avançadas e inovadoras tecnologias, proporcionando uma visão global do seu negócio e acesso rápido e fácil às informações, para que fossem capazes de tomar decisões mais assertivas e com prazo adequado”, explica Tiago Aleixo, gerente de serviços da Coopercitrus.

Para realizar esse projeto, a cooperativa teve como parceira a Logicalis, que desenvolveu uma plataforma para automatizar e simplificar o processo de contratação desses serviços pelos cooperados.

PLATAFORMA VIABILIZARÁ AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA MAIS DE 35 MIL PRODUTORES, AJUDANDO-OS A AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Capítulo 2
A solução
Foi identificado que os principais desafios do setor poderiam ser suplantados com tecnologia de precisão

Batizado como Campo Digital, o portal de serviços de tecnologia agrícola possibilita que todos os cooperados da Coopercitrus tenham acesso a ferramentas que viabilizam a agricultura de precisão, otimizando a tomada de decisão e conferindo mais agilidade e assertividade em todo o ciclo da lavoura. Com base em dados e imagens capturados de diversas fontes, técnicos, agrônomos e especialistas desenvolvem mapas e índices, possibilitando à Coopercitrus entregar análises e recomendações cada vez mais precisas aos produtores, melhorando a visão sobre suas fazendas e o planejamento na aplicação de insumos.

Para ampliar ainda mais a efetividade da ferramenta, foi identificado que os principais desafios do setor poderiam ser suplantados com tecnologia de precisão. São eles: monitoramento agrícola, análise de fertilidade por zona de manejo, mapeamento de plantas daninhas e acompanhamento climático.

Por meio do monitoramento agrícola, é possível realizar análises das imagens obtidas por drones que sobrevoam a propriedade. Desta forma, ao contratar o serviço, um veículo aéreo não tripulado (VANT) e equipado com sensores de infravermelho sobrevoa toda a produção do cooperado. Tudo isso de forma autônoma e controlada pelo portal. Então, as imagens são processadas e analisadas, gerando mapas que indicam o índice vegetativo e de clorofila da plantação.

Com base nessas informações, se necessário, um aplicativo de navegação integrado ao portal guia um técnico agrônomo da Coopercitrus até as áreas identificadas como críticas, para fazer diagnósticos ainda mais precisos pessoalmente. Então, a partir do conteúdo gerado pelos mapas e recomendações do técnico, a cooperativa orienta os cooperados que utilizam a plataforma para realizarem os melhores tratos culturais.

Outra solução oferecida por meio do portal é a análise de fertilidade por zona de manejo. Até então, essa avaliação era feita por grid, de forma manual. Com a ferramenta, o processo foi automatizado e ficou mais eficiente, pois a escolha das amostras passou a ser definida com base na análise da safra anterior, junto às imagens de satélite.

O terceiro desafio atendido pela ferramenta é o mapeamento de plantas daninhas e a pulverização das áreas afetadas de forma remota. Nessa solução, as imagens obtidas por satélite ou drones geram um mapa de pragas e, então, a Coopercitrus recomenda o insumo mais adequado para eliminá-las. A aplicação pode ser realizada por meio de um drone pulverizador, do próprio cooperado ou contratado sob demanda da cooperativa.

A plataforma também oferece a opção de acompanhamento climático, velocidade e direção do vento, temperatura e índice de pluviometria. Esses dados ajudam a definir as ações de correção necessárias e, por meio do georreferenciamento, definirão as variáveis que interferem na saúde do solo e da plantação em cada ponto da lavoura. Todas as informações ficam disponíveis por meio de dispositivos móveis para os cooperados e, também, para os consultores e especialistas agrônomos que prestam serviços pela cooperativa.

O Campo Digital, desenvolvido pela Logicalis, está hospedado na Microsoft Azure e conta com a parceria da CWC Sistema de Informação, empresa especialista em análise de imagens de satélite para agricultura.

Capítulo 3
Os benefícios
O campo digital aumenta a competitividade dos cooperados, proporcionando melhores resultados

Busca de melhorias

Com a plataforma, a cooperativa oferece mais uma ferramenta para auxiliar os cooperados a melhorarem a produtividade por meio da identificação das áreas críticas e resolução do problema de forma rápida, simples e assertiva com apoio da tecnologia. Essa melhoria impacta também, nos resultados financeiros de toda a cadeia produtiva.

Além disso, o cooperado tem ferramentas tecnológicas modernas que aumentam a sua competitividade, proporcionando melhores resultados e maior expressividade.

“Com dados específicos e insights relevantes, os produtores poderão adotar medidas corretivas mais eficazes em todas as etapas do processo e, ano após ano, será possível comprovar o aumento real de produtividade com a agricultura de precisão”, comenta o executivo da Coopercitrus.

“BUSCÁVAMOS UM PROJETO QUE SIMPLIFICASSE O ACESSO DOS PRODUTORES ÀS MAIS AVANÇADAS E INOVADORAS TECNOLOGIAS, PROPORCIONANDO UMA VISÃO GLOBAL DO NEGÓCIO”

Tiago Aleixo