Novidades Novidades

Logicalis apresenta serviço de automação e programabilidade

O framework Nep@l provê diretivas e padrões para cobrir as principais etapas da adoção de redes definidas por software

FacebookTwitterLinkedIn

No mês de outubro, a Logicalis apresentou ao mercado o NeP@L (Network Programmability at Logicalis), framework que suporta empresas a trilharem o caminho rumo às redes definidas por software. Desenvolvido por um time multidisciplinar e multicultural – envolvendo profissionais especialistas de diversos países –, alinhamento com objetivos de negócios, formulação da arquitetura de rede, comissionamento, operação e manutenção.

Hoje, as empresas com grande volume de mudanças tecnológicas, como bancos, empresas de telecomunicações, redes varejistas e empresas de energia elétrica, entre outras, enfrentam muita complexidade no provisionamento de serviços e precisam contar com ferramentas de automação para obter eficiência operacional. “Redes programáveis e definidas por software permitem ganhos importantes em termos de flexibilidade e automação quando comparadas às redes tradicionais. Em um futuro próximo, elas serão a base de qualquer projeto de transformação digital para as empresas”, avalia Maurício Suga, diretor de tecnologia da Logicalis.

O executivo explica que, apesar do conceito de redes definidas por software, SDN (sigla em inglês para Software Defined Network) não ser exatamente uma novidade, poucos casos de uso são explorados devido à complexidade de sua adoção. “Para simplificar a adoção de redes baseadas em software e ajudar nossos clientes a desenhar o caminho a ser seguido, nós criamos o Nep@al, um framework baseado em melhores práticas que facilita a identificação de oportunidades de automação, a implementação das mesmas e sua manutenção”, explica.

O framework NeP@L é composto por metodologias, ferramentas e documentação, e tem como objetivo ordenar as diversas iniciativas de automatização da empresa, estruturando linguagens de programação diferentes, estabelecendo uma metodologia e processos de automação, e incorporando metodologias de IC/DC provenientes do desenvolvimento de software aplicando-as às redes e à infraestrutura. Finalmente, há uma etapa de testes, que permite fazer a quantidade necessária de testes antes da ativação do código gerado.

Com base no Nep@l, a Logicalis oferece serviços de consultoria, implementação e serviços gerenciados de manutenção a redes definidas por software, oferecendo uma resposta ao complexo mundo das redes e ajudando empresas de qualquer setor a automatizar seus processos sem erros.

Nos últimos dois meses, foram realizadas ações em nível regional para levar essa nova proposta a clientes de diversas indústrias, apresentando o framework em eventos de grande impacto, como os TIC Forum in Motion (eventos próprios, realizados pela Logicalis nos principais países da América Hispânica), o Cisco Connect, em São Paulo, e o Cisco Live Cancun.