Case de sucesso

Um processo de transformação tecnológica

FacebookTwitterLinkedIn
Capítulo 1
A história
Devido ao crescimento exponencial da empresa, foi tomada a decisão de criar uma área de tecnologia própria

Mega – Upgrade de Intern

Equipamentos instalados

Usuários beneficiados

Desde sua origem, a Compañía Mega, empresa argentina que opera no país desde 2001 com a missão de contribuir com o desenvolvimento energético do país e o crescimento e industrialização do gás natural, sempre utilizou os serviços de TI da YPF, uma de suas principais acionistas. No entanto, em 2017, devido ao crescimento exponencial da empresa e à velocidade das mudanças requeridas por conta desse crescimento, foi tomada a decisão de criar uma área de tecnologia própria, que pudesse atender às necessidades do negócio e dos usuários de forma exclusiva. Desde então, uma das prioridades da nova equipe de tecnologia tem sido transformar a Compañía Mega em uma empresa inovadora, com mais autonomia e agilidade em seus processos. Nesse contexto, a empresa confiou na Logicalis para acompanhar e potencializar o seu processo de crescimento tecnológico.

Um dos principais projetos executados em 2018 foi a renovação de aplicações que suportam o negócio e a criação de infraestrutura própria de tecnologia, o que permitiu separar os serviços que até então eram fornecidos pela YPF, além de garantir a infraestrutura necessária para modernizar e incluir novos serviços. Esse foi o primeiro projeto que a empresa atribuiu à Logicalis, e foi a base de vários outros que foram acontecendo ao longo de um ano.

“Na Compañía Mega, estamos em uma fase de crescimento e transformação, na qual buscamos ser uma empresa inovadora por meio da inclusão de serviços modernos e ágeis. Para nós, é importante contar com um fornecedor com presença local, já que o contato direto e a possibilidade de tê-lo perto do nosso negócio são essenciais. Ao mesmo tempo, por causa do crescimento do nosso negócio, precisávamos de uma empresa que pudesse nos acompanhar e responder tanto em aspectos técnicos quanto em termos de flexibilidade, já que esse é o ponto que mais valorizamos nesse momento de crescimento e aprendizagem”, destaca Leandro Roldán, Responsável de Tecnologia da Compañía Mega.

O trabalho em conjunto, cujo marco mais importante foi a criação da nova rede de TI da empresa de energia, teve início há mais de um ano

Capítulo 2
O processo
O projeto envolveu a implementação de tecnologias de redes, data center, colaboração e segurança, além de serviços gerenciados 24×7

O projeto começou com a criação de uma rede para conectar os escritórios centrais de Buenos Aires e as estações de Bahía Blanca e Neuquén, o que envolveu a implementação de tecnologias de Networking, Data Center, Colaboração, Wireless e Segurança. Além disso, foi contemplada a ideia de contar com um serviço gerenciado para operar a rede em modalidade 24×7 de forma presencial e remota. Graças ao novo cenário, a Compañía Mega teve condições de realizar uma atualização e modernização de sua infraestrutura, passando a migrar as suas aplicações que antes eram on premise para ambientes multicloud e potencializando sua estratégia de inclusão de serviços inovadores em modalidade SaaS (Software as a Service), como o ERP SAP S/4, Ariba, SSFF, ferramentas colaborativas, etc.

Em 2019, com essa configuração e o objetivo de apoiar mais de 300 usuários, fomentando a produtividade, o compromisso e a colaboração, a empresa decidiu encarar um projeto para incluir ferramentas digitais, oferecendo mobilidade e acesso sem importar onde os usuários estão. Por isso, adquiriu a suíte Modern Workplaces, da Microsoft.

Esta suíte está integrada com um conjunto de ferramentas, que vão desde produtos clássicos da Microsoft, como Windows, até software de administração de equipes distribuídas para a gestão de novos modelos de negócios ou para lidar com problemas de segurança complexos.

A Logicalis, em seu papel de integradora, foi selecionada novamente, desta vez para realizar a implementação e integração da solução com a infraestrutura atual da companhia, e com o desafio de realizá-la sem que isso possa interferir nas operações e no trabalho dos funcionários. Para isso, foi desenhado um projeto dividido em três fases, que terá uma duração aproximada de 18 meses e será liderado por Javier Espínola, líder de Infraestrutura e Segurança da informação da Compañía Mega.

De acordo com Roldán, o objetivo “é habilitar todas as ferramentas da suíte e trabalhar fortemente na adoção delas, facilitando seu uso para que todas as áreas possam tirar o maior proveito possível”. Serão implementadas políticas e ferramentas de segurança que servirão de base para adicionar novas ferramentas de produtividade na empresa. Além disso, serão liberados dispositivos pessoais, como celulares ou tablets, para uso corporativo, e serão habilitadas soluções na nuvem da Microsoft, Azure.

Capítulo 3
Os benefícios
Graças ao novo cenário, foi possível realizar uma modernização da infraestrutura, potencializando a estratégia de adoção de serviços inovadores

Implementar e operar infraestrutura própria, buscando agilidade, autonomia e flexibilidade necessárias para que a área de tecnologia seja capaz de acompanhar o crescimento dos negócios

A importância do modelo

A Compañía Mega continua trabalhando fortemente para oferecer respostas ao negócio por meio de tecnologias inovadoras, e nessa etapa de transformação a Logicalis acompanha a empresa proporcionando uma série de serviços.

O suporte na configuração, monitoramento e administração da nova rede, gestão da mesa de ajuda com recursos próprios em diversos locais do cliente para atender os requerimentos dos usuários, serviços de segurança da rede por meio da gestão de incidentes, e serviço de manutenção e gestão de plataformas multicloud, entre outros. Além disso, a Logicalis está realizando um processo de consultoria em conjunto com a equipe de Tecnologia da Compañía Mega para gerar e definir seus próprios processos de TI, o que futuramente permitirá padronizar as operações e otimizar tudo que foi realizado.

A rede de serviços

Para a Logicalis, o trabalho realizado na Compañía Mega é extremamente importante, já que permite oferecer uma resposta 360°, implementando toda a nossa capacidade técnica e de serviço. Por outro lado, o fato de o cliente continuar nos escolhendo para projetos críticos nessa instância de crescimento reafirma a confiança depositada e marca o caminho que devemos seguir”, afirma Leonardo Malvar, gerente de serviços e processos da Logicalis Hispanic America.

“VEMOS a Logicalis como um parceiro disposto a nos acompanhar nessa etapa, demonstrando a flexibilidade de que precisamos e respondendo de forma proativa
a cada situação ou problema que surge”

Leandro Roldán, Responsável de Tecnologia da Compañía